Pular para o conteúdo principal

Vamos ouvir: Homens Lentos, de A Fase Rosa

Homens Lentos (2013) - A Fase Rosa

Para ouvir, clique no player laranja abaixo, à esquerda do nome do álbum.



Não consegue visualizar o player? Ouça aqui

Release por Makely Ka disponível no site da banda:

"
O nome da banda me lança imediatamente em dois universos bem diferentes. Um é obviamente o período rosa do pintor espanhol Pablo Picasso, marcado por uma leveza irônica, povoado de acrobatas, palhaços, prostitutas, por um certo erotismo subersivo. O outro me remete ao ruído rosa usado como sinal sonoro de referência para calibragem de sistemas de áudio. Tecnicamente falando, o ruído rosa pode ser definido como um tipo de som onde a energia é igual em todas as oitavas.

Ouvindo o disco encontro, de forma difusa, mas reincidente, elementos que justificam essa minha primeira impressão. Mais do que isso, o caráter técnico se entrelaça ao conceitual. Isso se manifesta tanto nas letras quanto nos arranjos, assim como nos temas ou mesmo na decantação dos timbres das guitarras que justificam a referência ao universo da engenharia acústica.

Mas após a audição me ocorre ainda outro significado para o nome da banda: o poder rosa. A ambiguidade do termo sugere o potencial iconoclasta num momento de crise profunda do sistema patriarcal, de discussões sobre liberdade de expressão e manifestações públicas de homofobia vindas de autoridades religiosas. Mas a provocação é sutil, não está explícita.

Pertencentes à geração Praia da Estação, sua música contamina pelo entusiasmo, pelo espírito coletivo, pela vontade de mudar o rumo dos acontecimentos e interferir na cena cultural da cidade e do país. A Fase Rosa talvez seja das mais representativas dessa movimentação por trazer alguns elementos que resumem esse momento: a irreverência combativa, a crítica social cruzando referências do universo pop, a mistura de elementos musicais da alta e da baixa cultura de forma orgânica. Cabe ressaltar que para essa geração, a mistura de repertórios não é mais um conteúdo programático, ela é natural. Por isso, referências a Radiohead podem estar numa música que dialoga ritmicamente com o axé. Sem conflito ou provocação, eles cresceram assim.

De fato há um frescor, uma liberdade criativa, um despojamento que destoa da prática recorrente em Minas no campo da canção, geralmente tão introspectiva e de aspiração transcendente.

Há, de outro lado, uma ação paralela à música propriamente dita, uma ação de cunho político e social, que ganha vulto em manifestações que dialogam com a cidade, não somente a Praia da Estação, mas também o Carnaval de Rua, a Marcha da Liberdade, a Marcha das Vadias etc. Todas manifestações de caráter eminentemente paródico e alegórico com elementos cênicos e circenses. Como diz o refrão de Colorida (que pode ser lida como outra alusão à ambiguidade do poder rosa) “somos filhos do carnaval” e isso significa muito mais do que uma herança carnavalesca em sentido restrito.

A Fase Rosa é um dos grupos que dá sentido, com sua poesia, a algumas dessas articulações que vem movimentando a cidade. Isso sem assumir uma postura panfletária, mas intuindo o tom exato para expressar uma vontade coletiva, eles captaram, quase despretensiosamente, o zeitgeist do momento e o transformaram em música.

A correspondência entre a ação política que ocupa praças e arregimenta manifestações de caráter lúdico contra o poder público e a postura aguerrida - mas aparentemente despretensiosa da banda - me parece sintomático da consciência da dimensão simbólica dessas ações. É que a contradição aparente na opção pelo formato da música pop não impede o adensamento necessário para uma verdadeira transformação no cenário, conferindo tônus ao discurso poético, sugerido no ímpeto contestador capaz de gerar a fagulha para uma verdadeira combustão.

Talvez seja uma expectativa superdimensionada para garotos que querem, sobretudo, se divertir. Mas o caráter dessas manifestações não deixa de ser festivo e ao mesmo tempo contestador.

Num momento em que a juventude se levanta no mundo todo em ocupações simbólicas exigindo mudanças nos sistemas políticos, talvez esta seja a forma dos belorizontinos estabelecerem essa ligação mais orgânica entre a ação e o discurso, entre o conteúdo e a forma, ou ainda, entre arte e política. Energia em todas as oitavas. Essas dicotomias não me parecem ter sido simplesmente superadas por um novo estatuto da arte ou coisa que o valha. Pelo contrário, reside aí a sua força transformadora. Poderia dizer, inclusive, que cada vez mais a arte que faz diferença é aquela que possui algum questionamento político, principalmente quando surge de forma sutil, subentendida, metafórica. Porque não é preto no branco, é mais suave, tem mais nuances, costuma ser a que tem maior potencial transformador.

Por tudo isso só me resta saudar a chegada deste primeiro álbum e desejar vida longa à Fase Rosa!
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta