Pular para o conteúdo principal

Produções de Emmanuel Mirdad: Ano 2011


Se 2008 foi o ano 1 para a minha carreira profissional como empresário cultural, com o patrocínio da Oi e Governo da Bahia para a 1ª edição do Prêmio Bahia de Todos os Rocks, que me possibilitou ser sócio de Marcus Ferreira numa produtora, 2011 foi o ano 1 da Putzgrillo Cultura como empresa autoral, com a aprovação de quatro produtos por dois grandes editais nacionais de cultura: do instituto Oi Futuro (de uma só vez, capital semente para a Flica, Festival Brainstorm e Santo Antônio Jazz Festival) e do hoje extinto Conexão Vivo (capital semente para o Música no Cinema) — todos os produtos tinham sócios, tanto pessoas físicas, como outras produtoras (Multi com o Música no Cinema, VDM com o Festival Brainstorm, e Ginga P. com o Santo Antônio Jazz Festival).

A Flica despontou mais do que os outros produtos, ainda mais pela façanha da pequenina Putzgrillo Cultura conseguir um grande contrato de parceria na realização do evento com o conglomerado Rede Bahia, através de sua produtora Icontent (e da grande visão do executivo da Rede, João Gomes) — em 2011, começou como apoio, e 2012, a sociedade.

Para a Flica sair do papel e estrear como produto, além do fundamental capital semente da Oi e da parceria com a Rede Bahia, inesquecível foi o apoio do saudoso professor Ubiratan Castro (1948-2013), que abriu diversas portas e possibilitou a presença do maior patrocinador da Flica até então: o Governo da Bahia.

Além dos projetos com a Putzgrillo Cultura, arranjei uma janela e executei o show de lançamento do CD Beira, do amigo multi-talentoso Luiz Brasil.



Flica 2011

Flica é a 1ª festa literária da Bahia, que acontece sempre em outubro, promovendo o encontro de autores internacionais, nacionais e locais com o seu público, em mesas de debate temáticas e sessões de autógrafos na livraria oficial, além de shows musicais.

A 1ª edição da Flica aconteceu de 11 a 16 de outubro, na cidade histórica de Cachoeira, Recôncavo Baiano, com patrocínio da Oi e Governo da Bahia, e realização da Putzgrillo Cultura. Com seis dias de evento, a programação das Mesas Literárias, curadoria de Aurélio Schommer, teve grandes atrações como Fernando MoraisRonaldo Correia de BritoReinaldo MoraesBob SteinJoão Pereira Coutinho, entre outros. Na Programação Musical, curadoria minha e de Marcus Ferreira, seis shows no palco do Porto, com destaque para a abertura de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, além de BaianaSystem e Magary Lord.




Patrocinadores – Oi | Fazcultura — Secretarias de Cultura e da Fazenda | Bahiatursa e Secretaria do Turismo | Governo da Bahia

Apoiadores – Secretaria da Educação | Fundação Pedro Calmon | Governo da Bahia | Oi Futuro | Rede Bahia

Apoio institucional – Prefeitura Municipal de Cachoeira

Funções – Coordenador Geral e de Conteúdo | Logística | Produção | Criação, captação, administração financeira e prestação de contas do projeto | Co-Curador da Programação Musical | Sócio da marca

Info – Vídeos oficiais – veja aqui e aqui

PS: As fotos oficiais acima são de Vinícius Xavier

-----


Festival Brainstorm
Música, Circulação e Interatividade

Brainstorm é um intenso festival de música que acontece em locais distintos ao mesmo tempo, estimulando a circulação do público por diversos espaços, conectados pelo ambiente virtual, através da disponibilização de tecnologias e estratégias relacionadas à interatividade de pessoas via mídias sociais e internet móvel.

Shows de 15 bandas, selecionadas por mérito artístico e de público, na programação de cinco casas em uma única noite; em sintonia, cinco shows acontecendo ao mesmo tempo em cinco lugares diferentes. Em cada casa, TVs exibem o que está acontecendo nos outros locais através da transmissão ao vivo dos shows, disponível também no site oficial.

O público pode interagir com as mídias sociais do festival, com o conteúdo veiculado durante a transmissão. Através de um único ingresso/pulseira, o público tem acesso a todos os locais do Festival Brainstorm. Interligando os espaços, 20 vans fazem o translado gratuitamente, facilitando a circulação.

A 1ª edição do Festival Brainstorm aconteceu em Salvador, Bahia, nas casas Groove Bar, Portela Café, B-23, Farol e Bohemia, com patrocínio da Oi e Governo da Bahia, e realização da Putzgrillo CulturaVDM Entretenimento. Na programação, destaque para as bandas BaianaSystem, Maglore, Cascadura, Retrofoguetes e O Círculo.


Patrocinadores – Oi | Fazcultura — Secretarias de Cultura e da Fazenda | Governo da Bahia

Funções – Coordenador Geral | Curador | Criação, captação, administração financeira e prestação de contas do projeto | Sócio da marca

Info – Vídeo oficial – veja aqui

-----


Lançamento do CD Beira — Luiz Brasil

O compositor, arranjador, diretor musical, produtor e multi-instrumentista baiano Luiz Brasil lançou o seu segundo CD autoral, intitulado Beira, pela Multifoco, na Sala do Coro do TCA, em Salvador, Bahia. Mesmo super-atarefado com os trabalhos da 1ª edição da Flica, não pude deixar de ajudar o meu amigo e executar o evento, que teve a participação da banda Pela Beirada, com os músicos Lourenço Vasconcellos (bateria, percussão e voz), Aline Gonçalves (flauta, clarinete e voz), Matias Correa (contrabaixo e voz) e Ricardo Rito (acordeon e piano), com apoio imprescindível da João Américo Audio & Video e do TCA. No dia anterior, Luiz Brasil deu um workshop chamado “Violão Brasileiro”, também na Sala do Coro.

Apoiadores – João Américo Audio & Video | Teatro Castro Alves

Função – Produtor Executivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d